sábado, 13 de março de 2010

Caminhos Cruzados (Cap 1)

JULHO

A Dra. AMANDA SAIU BEM CEDO DO HOSPITAL. ERA UM PRIVILÉGIO TROCAR PLANTÃO COM O Dr. JOSÉ ANTÔNIO, POIS ELE ERA EXTREMAMANTE PONTUAL. O DIA LÁ FORA ESTAVA NUBLADO E CHUVOSO, CONVIDANDO A UMA CAMA, PRINCIPALMENTE DEPOIS DE UMA NOITE EXAUSTIVA COMO A QUE ELA TIVERA. DOIS INFARTADOS, UMA PARADA CARDÍACA E UM EDEMA AGUDO DE PULMÃO, ELA HAVIA TRABALHADO A NOITE INTEIRA SEM NENHUM DESCANSO.
AMANDA SAIU PELA ENTRADA LATERAL QUE DAVA DIRETAMENTE NO ESTACIONAMENTO DO HOSPITAL. DETESTAVA GUARDA-CHUVA E POR ISTO CORREU APRESSANDAMENTE LOUCA PARA CHEGAR ATÉ O CARRO QUE A LEVARIA PARA CASA. UM BOM E DEMORADO BANHO QUENTE ERA DO QUE ELA PRESCISAVA AGORA. ESTAVA SE SENTINDO PÉSSIMA COM A CALÇA DE LINHO TODA AMARROTADA, A CAMISA COM AS MANGAS ARREGASSADAS ATÉ OS COTOVELOS, E COM OS BRAÇOS DOLORIDOS PELO ESFORÇO DURANTE AS MANOBRAS DE RESSUCITAÇÃO DO PACIENTE QUE DERA ENTRADA EM PARADA CARDÍACA. PELO MENOS SE SENTIA RECONFORTADA COM A IDÉIA DE QUE ELE TINHA SIDO RESSUCITADO COM SUCESSO E SE ENCONTRAVA AGORA NA UTI.
ENTROU RAPIDAMENTE NO SEU SPORTAGE DOURADO, LIGOU O CD ONDE A VOZ ROUCA DE ZÉLIA DUNCAN ENTOAVA UMA MELODIA

'.... MEU CORAÇÃO
TODA VEZ QUE TE VÊ
QUER GRITAR, ME ANUNCIAR, SAIR CANTANDO.....'

SORRIU E PENSOU COM IRONIA QUE O SEU CORAÇÃO ESTAVA SILENCIOSO, FECHADO PRA BALANÇO. LIGOU O CARRO E DEU A PARTIDA.

O JEEP BRANCO PAROU, AO MESMO TEMPO, NA ENTRADA LATERAL DO HOSPITAL, DENTRO DO ESTACIONAMENTO.
'-PAULO! QUEM É AQUELA?'
'-AQUELA, QUEM?!' INTERROGOU O MÉDICO SEM ENTENDER.
'-AQUELA DEUSA. AQUELA MULHER. MEU DEUS!, EU NUNCA VI UMA MULHER TÃO SEXY ANTES.'
'-AH! AQUELA. ORA, É AMANDA. RESPONDEU INDIFERENTE O Dr. PAULO
'-VOCÊ A CONHECE?' PERGUNTOU O OUTRO HOMEM COM UMA ANSIEDADE QUASE ADOLESCENTE NA VOZ
'-É CLARO! ELA É A MELHOR AMIGA DA REBECA.'
'-PELO AMOR DE DEUS. VOCÊ TEM QUE ME APRESENTA-LÁ.'
'-POR FAVOR, GUSTAVO. EU ESTOU ATRASADO. DEPOIS NÓS CONVERSAMOS SOBRE ISTO, E.... OBRIGADO PELA CARONA AMIGÃO'
'-MAS... É SÉRIO... EU... EU... ESTOU APAIXONADO....'
MAS O Dr PAULO JÁ HAVIA SE PERDIDO NA IMENSA PORTA QUE DAVA ACESSO AO SEU MUNDO PARTICULAR, O HOSPITAL GERAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA LUZIA.


UM ENORME EDIFÍCIO BRANCO DE DEZ ANDARES, COM DOIS ANEXOS COMPUNHA O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA LUZIA - HUST. ERA O MAIOR HOSPITAL DA CIDADE E COM CERTEZA O MELHOR. COMO SERVIA DE HOSPITAL ESCOLA PARA A FACULDADE DE MEDICINA DE SANTA LUZIA, O SEU CORPO CLÍNICO CONTAVA COM PROFESSORES RENOMADOS. SER ADMITIDO NA RESIDÊNCIA MÉDICA ERA CONQUISTA DE POUCOS, SÓ OS MELHORES. MAIS DIFÍCIL AINDA ERA, APÓS A RESIDÊNCIA, PERMANECER COMO STAFF DO HOSPITAL. FINANCEIRAMENTE NÃO HAVIA MUITA DIFERENÇA ENTRE TRABALHAR NO HUST E NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE SANTA LUZIA, MAS O PRESTÍGIO DE FAZER PARTE DESTA EQUIPE RENOMADA LEVAVA MUITOS MÉDICOS A DEDICAR ALGUNS ANOS DE SUA VIDA DE RECÉM-FORMADO PARA TENTAR ENTRAR.
O Dr.PAULO MOURYSK ERA UM DOS STAFFS DO HOSPITAL. HÁ CINCO ANOS ATRÁS, APÓS CONCLUIR A SUA RESIDÊNCIA EM CIRURGIA GERAL ELE FORA CONVIDADO PELO CHEFE DO SERVIÇO PARA INTEGRAR A EQUIPE PERMANENTE DE CIRURGIÕES. ERA UM PRIVILÉGIO E UM RECONHECIMENTO AO SEU ESFORÇO. ELE NÃO EXITOU EM ACEITAR O CARGO. POUCO TEMPO DEPOIS PRESTOU CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE CIRURGIA E FOI APROVADO. UMA PARTE DE SEUS OBJETIVOS ESTAVA SENDO ALCANÇADA.

'-BOM DIA, SENHORITA CARLA!
'-BOM DIA! O Dr. FERNANDO QUER VÊ-LO. '
'-MARQUE UM HORÁRIO NA MINHA AGENDA. OU MELHOR, EU VOU ENTRAR EM UMA CIRURGIA AGORA, NÃO DEVE SER MUITO DEMORADA, DIGA PRA ELE ME ENCONTAR NA LANCHONETE PARA O ALMOÇO.'
'-TUDO BEM, Dr. PAULO.'

CARLA ERA A SECRETÁRIA PARTICULAR DE PAULO. UMA SENHORA DE MEIA IDADE, CORPULENTA COM OS CABELOS TINGIDOS DE UM AMARELO BASTANTE CHAMATIVO. ERA EXTREMAMENTE ORGANIZADA E FIEL COMO UM CÃO.
O MÉDICO DEIXOU A SALA E CAMINHAVA RAPIDAMENTE PELOS CORREDORES QUE O LEVARIAM AO CENTRO CIRURGICO LOCALIZADO NO TERCEIRO ANDAR. PREFERIU SUBIR DE ESCADA, POIS A ESTA HORA DA MANHÃ OS ELEVADORES ESTARIAM CHEIOS E AFINAL UM POUCO DE EXERCÍCIO NÃO LHE FARIA MAL.

'-PRESCISO VOLTAR A CORRER.' PENSOU CONSIGO.

O CENTRO CIRURGICO ERA AMPLO E POSSUIA DEZ SALAS DE CIRURGIA, DUAS SALAS DE RECUPERAÇÃO PÓS ANETÉSICA - RPA , VESTIÁRIOS MASCULINO E FEMININO E UMA SALA DE STAR MÉDICO. MAS A GRANDE VEDÉTE ERA O ANFITEÁTRO CIRÚRGICO. UMA SALA IDEALIZADA PELO Prof. RIVIOTT . COM O SEU PECULIAR FORMATO CIRCULAR E UM CIRCUITO INTERNO DE CAMÊRAS DE VIDEO ELA ESTAVA CONECTADA A UMA SALA DE PROJEÇÃO DE ONDE OS ALUNOS, RESIDÊNTES E OUTROS MÉDICOS PODIAM ASSISTIR TODO O PROCEDIMENTO CIRURGICO. ERA UMA EMOCIONANTE AULA DE CIRURGIA AO VIVO.
PAULO DIRIGIU-SE IMEDIATAMENTE PARA O VESTIÁRIO MASCULINO. APÓS TROCAR DE ROUPA PASSOU PARA O INTERIOR DA ÁREA LIMPA E INICIOU O RITUAL DE ESCOVAÇÃO. LOGO DEPOIS UM OUTRO MÉDICO SE JUNTOU A ELE PARA O MESMO RITUAL, ERA DANILO PONTES O RESIDÊNTE DO SEGUNDO ANO QUE IRIA SERVIR COMO AUXILIAR NA CIRURGIA.
'-COMO ESTÁ O PACIENTE?' PERGUNTOU O Dr. PAULO.
-UM POUCO ANCIOSO. O QUE É BASTANTE NATURAL.' RESPONDEU O OUTRO MÉDICO.
'-E, VOCÊ? ESTUDOU O CASO? TEM NA CABEÇA A ESTRATÉGIA CIRURGICA? AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES? O RESIDÊNTE EXITOU UM SEGUNDO ANTES DE RESPONDER.
'-ESTUDEI EXATAMENTE COMO O SENHOR MANDOU. COLECISTECTOMIA, INCISÃO PARA VIDIOLAPAROSCOPIA, DESCOLAMENTO DA VESÍCULA, CUIDADOS COM A CLIPAGEM DOS VASOS....'
IMPACIENTE O PRIMEIRO CIRURGIÃO INTERROMPEU O JOVEM MÉDICO.
'-TÁ BOM, TÁ BOM. JÁ VI QUE VOCÊ ESTUDOU. VAMOS VER NA HORA DA AÇÃO.'
TERMINADA A ESCOVAÇÃO OS DOIS SE DIRIGIRAM PARA A SALA OITO ONDE O RESTANTE DA EQUIPE JÁ ESTAVA PRONTA E O PACIENTE SOB EFEITO DE UM TRANQUILIZANTE JAZIA ADORMECIDO EM CIMA DA MESA CIRURGICA.

'-BOM DIA PARA TODOS. PODEMOS COMEÇAR?' PERGUNTOU O CIRURGIÃO
'-CLARO!' RESPONDERAM AS DUAS ENFERMEIRAS AO MESMO TEMPO EM QUE TROCARAM UM OLHAR DE INTERROGAÇÃO.
'-ENTÃO, PELO AMOR DE DEUS. DESLIGUE ESTE MALDITO RÁDIO.' RESMUNGOU PAULO COM SEU MAU HUMOR HABITUAL .
A ENFERMEIRA DESLIGOU O RÁDIO E ACENOU PARA A SUA COMPANHEIRA. ESTE SIM ERA O Dr. PAULO QUE ELAS CONHECIAM.
'-O PACIENTE É TODO SEU PAULO.' INFORMOU O ANESTESISTA.

***

Um comentário:

Lívia disse...

Adorei! Estou ansiosa pelos próximos capítulos...