quarta-feira, 30 de março de 2011

Caminhos Cruzados CAP 48

JULHO

ELES ESTAVAM SENTADOS NA VARANDA, TOMANDO UM MARTINI E APROVEITANDO O FRESCOR DA NOITE. GUSTAVO IRIA EMBARCAR NO DIA SEGUINTE PARA LOS ANGELES. TENTARIA CONSEGUIR PATROCÍNEO PARA O FILME E FARIA CONTATO COM SEU AMIGO MIKE QUE ERA PRODUTOR DE CINEMA EM HOLLYWOOD.
‘-SABE DA NOVIDADE?
‘-NOVIDADE? QUAL?’
‘-A IVONE ESTÁ GRÁVIDA, NÃO É DEMAIS!’
AMANDA CONCORDOU COM UM MOVIMENTO DE CABEÇA, MAS FICOU IRRITADA. DETESTAVA QUANDO ELE COMEÇAVA COM AQUELE PAPO, ERA A DEIXA PARA A DISCUSSÃO SOBRE FILHOS. ELA QUERIA TER FILHOS, MAS ACHAVA QUE NÃO ERA O MOMENTO.
‘-QUE DROGA, GUSTAVO! VOCÊ VAI COMEÇAR COM ESTE ASSUNTO?’
‘-QUE ASSUNTO?’
‘-NÃO DE FAÇA DE DESENTENDIDO, EU SEI QUAL A SUA INTENÇÀO, COMEÇA COM ESTÁ HISTORIA DE QUE FULANA ESTÁ GRÁVIDA, COMO É LINDO E LOGO NÓS VAMOS ESTAR DISCUTINDO A HISTÓRIA DE FILHOS’
‘-E QUAL É O PROBLEMA?’
‘-O PROBLEMA É QUE NÓS JÁ DISCUTIMOS ISTO INÚMERAS VEZES, E VOCÊ JÁ SABE QUAL É A MINHA OPINIÃO’
ELES AGORA ESTAVAM IRRITADOS, FALAVAM COM UM TOM DE VOZ MAIS ALTO E AGRESSIVO.
‘-ESTA É A QUESTÃO, VOCÊ SEMPRE SABE DE TUDO. QUER SABER A VERDADE QUERIDA!?’
AMANDA OLHOU-O FURIOSA, ELE TINHA UM TOM COMPLETAMENTE SARCÁSTICO QUANDO PRONUNCIOU A PALAVRA QUERIDA.
‘-A VERDADE É QUE VOCÊ É MUITO EGOISTA, E EU JÁ ESTOU FARTO DISTO.’
‘-EGOISTA?!’
‘-É,,EGOISA SIM. E EU ESTOU FARTO DE SEMPRE TER QUE SATISFAZER SEUS CAPRICHOS’
‘-SATISFAZER MEUS CAPRICHOS!? O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISTO!?’
‘-EXATAMENTE O QUE VOCÊ OUVIU. DESDE O INÍCIO DO NOSSO RELACIONAMENTO EU SEMPRE CEDO AS SUAS DECISÕES. FOI ASSIM QUANDO VOCÊ DECIDIU SOZINHA QUAL ERA O MOMENTO CERTO DE IRMOS PRA CAMA.’ ELE ACENTUOU O TOM DE VOZ DANDO ENFASE A PALAVRA SOZINHA.
AMANDA ESTAVA TÃO ATÔNITA QUE NÃO CONSEGUIU DIZER NADA, E ENTÃO GUSTAVO PROSSEGUIU.
‘-E EU TIVE QUE ME VIRAR SOZINHO POR DOIS MESES, COMO UM ADOLESCENTE, PARA SATISFAZER O MEU TESÃO, TUDO ISTO PORQUE TENHO UM PROBLEMA DE FIDELIDADE.’ E ELE CONTINUOU SEM INTERRUPÇÃO COMO SE TUDO AQUILO ESTIVESSE REPRESADO DURANTE O ÚLTIMO ANO. ‘-DEPOIS FOI O NOSSO CASAMENTO, MAIS UMA VEZ EU TIVE QUE ESPERAR A SABICHONA Dra. AMANDA DECIDIR QUE QUERIA MORAR COMIGO. E AGORA O FILHO.’
AQUILO PARECIA TER DESPERTADO AMANDA E AGORA ELA ESTAVA FURIOSA, COMO ELE PODIA ESTAR PENSANDO ISTO. ELA NUNCA DECIDIRA NADA SOZINHA, ELA SEMPRE CONVERSAVA COM ELE E ELE SEMPRE CONCORDAVA.
‘-SABE DE UMA COISA, MEU AMOR,’ E ELA TAMBÉM TINHA UM TOM SARCÁSTICO NA VOZ QUANDO PRONUNCIOU ESTAS ÚLTIMAS PALAVRAS.
‘- EU NÃO TENHO CULPA SE VOCÊ FICOU CALADO TODO ESTE TEMPO E ESTAVA TÃO LOUCAMENTE APAIXONADO POR MIM QUE ABAIXOU A CABEÇA E ACEITOU TUDO. ACHEI QUE VOCÊ TIVESSE UM POUCO MAIS DE PERSONALIDADE, MAS VEJO QUE ME ENGANEI.’
GUSTAVO A ESTAVA ENCARANDO E ELA NUNCA TINHA VISTO AQUELA EXPRESSÃO EM SEUS OLHOS, AQUELES OLHOS VERDES QUE SEMPRE SORRIAM AO VÊ-LA, ESTAVAM INJETADOS, E EXPRIMIAM UMA DOR QUE ELA JAMAIS ESQUECERIA.
‘-E SABE O QUE MAIS, EU PENSEI QUE HAVIA ME CASADO COM UMA MULHER DIFERENTE, MAS VEJO QUE NÃO. VOCÊ NÃO PASSA DE MAIS UMA DESSAS FEMINISTAS NEURÓTICAS QUE CONSIDERAM A CARREIRA COMO A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO E ESTÃO POUCO SE LIXANDO PARA O RESTO.’
‘-NÃO TENHO CULPA SE VOCÊ NÃO GOSTA DA SUA PROFISSÃO, EU ADORO A MINHA E A VALORIZO MUITO. SEI QUE SOU BOA NO QUE FAÇO E TENHO MUITO ORGULHO DE TUDO O QUE CONSTRUI, MAS NÃO ESTOU SATISFEITA. EU QUERO MAIS E SEI QUE POSSO CONSEGUIR. POR ISSO ACHO QUE NÃO É O MOMENTO PARA TER FILHOS.’
COMO ELE PODIA CHAMÁ-LA DE FEMINISTA NEURÓTICA. LOGO ELA QUE SEMPRE ANSIARA POR UM AMOR, ELA QUE ACREDITAVA TER ENCONTRADO A SUA CARA-METADE AO CONHECÊ-LO, COMO HAVIA SE ENGANADO.
‘-EU ADORO A MINHA PROFISSÃO, MAS ISTO NÃO ME IMPEDE DE FAZER OUTRAS COISAS E DE TER OUTROS PROJETOS. A VERDADE É QUE SE FORMOS ESPERAR VOCÊ ESTAR PRONTA, NÃO TEREMOS FILHOS NUNCA, PORQUE VOCÊ NUNCA VAI ESTAR PRONTA. QUEM SABE... TALVEZ.... DAQUI A UNS VINTE, TRINTA ANOS...., QUANDO VOCÊ ESTIVER QUASE SE APOSENTANDO VOCÊ ESTEJA DISPOSTA ENGRAVIDAR....’
‘-EU NÃO TENHO A INTENÇÃO DE ME APOSENTAR, QUERIDO....’
‘- NÃO FAZ DIFERANÇA PORQUE A ESTA ALTURA PODE SER TARDE DEMAIS POIS ESTAREMOS TÃO VELHOS QUE NÃO PODEREMOS SER PAIS, MAS AVÓS DOS NOSSOS FILHOS.’
AMANDA SACUDIU A CABEÇA, ESTAVA COM MUITA RAIVA. COMO ELE PODERIA FALAR ASSIM? ELA SABIA O QUE QUERIA, E ELE TAMBÉM. NUNCA HAVIA LHE ESCONDIDO A SUA POSIÇÃO.
‘-ME SURPREEENDE QUE VOCÊ AINDA TENHA TEMPO PRA MIM. SEMPRE FICO PENSANDO QUE QUALQUER DIA VOU CHEGAR EM CASA E ENCONTAR UM RECADO ASSIM: ‘QUERIDO DESCULPE, PROBLEMAS NO PLANTÃO. NÃO SEI QUANDO VOLTO PRA CASA. BEIJOS, SUA AMANDA’
‘-AH! AH! AH! EU UNCA TE ENGANEI, VOCÊ SEMPRE SOUBE QUE EU VALORIZAVA MUITO A MINHA PROFISSÃO, PORTANTO NÃO VENHA AGORA DAR UMA DE CRIANÇA CHORONA QUE LEVOU GATO POR LEBRE. TALVEZ VOCÊ TENHA DE ENGANADO, MEU AMOR, MINHA ESPECIALIDADE É CARDIOLOGIA E NÃO PEDIATRIA.’
GUSTAVO LEVANTOU-SE FURIOSO, AMANDA TEVE UM MEDO SÚBTO QUANDO ELE CAMINHOU EM SUA DIREÇÃO, COM FURIA NO OLHAR.
‘-MOCINHA,... EU TENHO MAIS O QUE FAZER.’
E RETIROU-SE PARA O QUARTO AONDE COMEÇOU A ARRUMAR AS MALAS PARA VIAGEM.
AMANDA PERMANECEU NA VARANDA E TOMOU MAIS ALGUMAS DOSES DE MARTINI E SÓ FOI PARA O QUARTO QUANDO GUSTAVO JÁ ESTAVA DORMINDO. DEITOU-SE DO LADO ESQUERDO DA CAMA, DE COSTAS PARA ELE E ADROMECEU. ERA A PRIMEIRA VEZ QUE ELES DORMIAM SEM SE DEPEDIR, SEM UM `BOA NOITE` OU UM BEIJO.
NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, ELA ACORDOU CEDO, ENQUANTO GUSTAVO AINDA DORMIA. TROCOU DE ROUPA, TOMOU UMA XÍCARA DE CAFÉ PURO E FORTE, MAS NÃO CONSEGUIU COMER NADA. ESTAVA NUM MAU HUMOR FENOMENAL.
GUSTAVO ACORDOU LOGO APÓS AMANDA TER SAÍDO. TAMBÉM, ESTAVA SEM FOME E NEM MESMO TOMOU CAFÉ, PREFERIU FAZER A REFEIÇÃO NO AEROPORTO. EMBARCOU PARA LOS ANGELES, SEM SE DESPEDIR DE AMANDA E SEM DEIXAR QUALQUER RECADO.


‘-MAS QUE DROGA! EU ESTOU DE SACO CHEIO DESTES CONVÊNIOS, ILCA DEIXA QUE EU FALO COM ELES.’
ENQUANTO ESBREVEJAVA IRRITADA AO TELEFONE TENTANDO AUTORIZAR O EXAME REBECA ENTROU NA SALA.
‘-BOA TARDE!’ELA ESTAVA RADIANTE E FELIZ
‘- BOA TARDE!’RESPONDEU ILCA.
‘-EI CUIDADO, NÃO ADIANTA FICAR IRRITADA!’FALOU REBECA QUANDO A AMIGA DESLIGOU O TELEFONE.
‘-AH!, NÃO ENCHE, EU ESTOU NUM PUTA MAU HUMOR E AINDA TENHO QUE AGUENTAR ESSES BABACAS QUE NÃO SABEM NADA DE MEDICINA QUESTIONAREM A MINHA ORIENTAÇÃO?!’
REBECA OLHOU PARA A AMIGA COM O AR MAGOADO.
‘-AH! DESCULPE, EU LEVANTEI COM O PÉ ESQUERDO, ESTOU TENDO UM DIA FODIDO, MAS VOCÊ NÃO TEM CULPA, DESCULPE.’
‘-MAS O QUE ACONTECEU?’
‘-EU E O GUSTAVO BRIGAMOS FEIO ONTEM.’
‘-QUAL O MOTIVO.’
‘-O QUE VOCÊ ACHA? FILHOS!’
‘-AINDA ESTA HISTÓRIA? EU PENSEI QUE VOCÊS JÁ TIVESSEM DEFINIDO A POSIÇÃO A ESTE RESPEITO?’
‘-EU TAMBÉM, MAS ELE VEIO COM ESTE PAPO DE NOVO E NÓS DISCUTIMOS FEIO.’
‘-BOBAGEM, DAQUI A POUCO ELE TE LIGA E VOCÊS FAZEM AS PAZES.’
AMANDA FICOU PENSATIVA, TEMIA QUE NÃO SERIA ASSIM TÃO FÁCIL. ELA SAÍRA SEM SE DESPEDIR E AGORA SE LAMENTAVA NÃO TER DEIXADO PELO MENOS UM BILHETE. O QUE SERÁ QUE IRIA ACONTECER? A ESTA HORA ELE JÁ HAVIA EMBARCADO E AO QUE TUDO INDICAVA TAMBÉM NÃO SE COMUNICARIA COM ELA.
‘-ACHO QUE NÃO, ELE EMBARCOU PARA LOS ANGELES HOJE CEDO.’
‘-O QUE? ELE VIAJOU SEM VOCÊS SE ACERTAREM?’ REBECA SOLTOU UM GRITO DE INCREDULIDADE
AMANDA FEZ QUE SIM COM A CABEÇA. AGORA ESTAVA COMEÇANDO A FICAR COM MEDO E O QUE ERA PIOR, LEMBROU-SE DE QUE NÃO HAVIA PEGADO O TELEFONE OU QUALQUER CONTATO DE MIKE.
‘-MAS... O QUE É QUE DEU EM VOCÊS?!’
‘-PORRA REBECA! NÃO SEI! ESTOU TÃO CONFUSA. NÃO SEI MAIS NADA... AH! DEIXA PRA LÁ. O QUE VOCÊ QUERIA?’
‘-BOM SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME ACOMPANHAR AMANHÃ, PARA...’REBECA ESTAVA EXITANTE, AFINAL A AMIGA ESTAVA COM PROBLEMAS.
‘-VAMOS LÁ DESEMBUCHE.’
‘-EU VOU ESCOLHER O MEU VESTIDO DE NOIVA, E...’
‘-MAS É CLARO! EU NÃO PERCO ISTO POR NADA, PODE CONTAR COMIGO.’
‘-VOCÊ... TEM CERTEZA?’
‘-É CLARO!’

EM CASA, NO OUTRO DIA PELA MANHÃ AMANDA PROCUROU AVIDAMENTE POR UM BILHETE, UM RECADO, QUALQUER OUTRO SINAL DE GUSTAVO. MAS FOI EM VÃO. ELE NÃO HAVIA DEIXADO NENHUM RECADO E ELA DE LEMBROU DE QUE ELE NÃO HAVIA LHE DADO NENHUM MEIO DE CONTADO. SENTIU-SE APAVORADA, COM CERTEZA ELE JÁ HAVIA CHEGADO A LOS ANGELES, MAS NÃO HAVIA LIGADO.

TÃO LOGO SE VIU EM CASA E CONSTATOU QUE A SECRETÁRIA ESTAVA MUDA DE RECADOS UMA PONTADA DE DOR CUTUCOU-LHE O PEITO. ELE NÃO FIZERA CONTATO. SIMPLESMENTE PARTIRA SEM LHE DEIXAR QUALQUER INDICAÇÃO DE ONDE ESTAVA. UM FIO DE AMARGURA PERCORREU A SUA MENTE, E UMA NAUSEA PREENCHEU O SEU ESTOMAGO QUANDO ELA RECORDOU FRAGMENTOS DA NOITE ANTERIOR. ‘EGOISTA... VOCÊ SÓ PENSA NO SEU TRABALHO...’, POR MAIS QUE ELA TENTASSE ESQUECER O BRILHO DE RAIVA QUE ELA VIU NOS OLHOS DE GUSTAVO A ASSUSTOU MAIS DO QUE QUALQUER PALAVRA.
AQUILO NUNCA TINHA ACONTECIDO ANTES. ELES BRIGAVAM POUCO, QUASE SEMPRE RESOLVIAM AS SUAS DIFERENÇAS COM DIÁLOGO. ALGUMAS VEZES HAVIAM FICADO POR UMAS POUCAS HORAS CHATEADOS UM COM O OUTRO, MAS EM GERAL LOGO DEPOIS UM RECUAVA E OUTRO REVIA A POSIÇÃO E LÁ ESTAVAM ELES NOS BRAÇOS UM DO OUTRO. NUNCA, EM NENHUMA DISCUSSÃO ELA HAVIA VISTO AQUELE OLHAR E AQUELE SARCASMO E RANCOR NA VOZ. QUEM SABE NÃO DEVIA LIGAR PARA OS PAIS DELE? COM CERTEZA OS SOGROS TERIAM O ENDEREÇO.
UMA PONTINHA DE ANSIEDADE ADOLESCENTE SE INSINUOU NA SUA MENTE QUANDO ELA PEGOU A CAMISETA QUE ELE HAVIA USADO NA NOITE ANTERIOR E QUE TINHA DEIXADO SOBRE A CAMA, ELA PODIA SENTIR O CHEIRO DELA ALI E AQUILO DEIXOU-A EXCITADA, MAS AQUELAS PALAVRAS ECOARAM NA SUA LEMBRANÇA “FEMINISTA... EGOISTA...’ E NOVAMENTE AQUELA NAUSEA A INCOMODOU, SABIA QUE NÃO IRIA LIGAR PARA OS SOGROS, NÃO TINHA QUE FAZER AQUILO. ERA PRECISO QUE ELE CRESCESSE UM POUCO, AQUILO TINHA SIDO RIDÍCULO. VIAJAR SEM LHE DEIXAR QUALQUER RECADO, SEM RESOLVEREM TODA AQUELA CONFUSÃO. NÃO, NÃO IRIA ATRÁS DELE, NÃO FORA ELE QUEM FUGIRA? SE QUIZESSE ELE DEVERIA LIGAR.

DO AEROPORTO GUSTAVO HAVIA SE COMUNICADO COM OS PAIS. AVISOU QUE CHEGARA BEM E QUE IRIA FICAR ME LOS ANGELES ALGUM TEMPO. NÃO FEZ QUALQUER MENSÃO A BRIGA QUE HAVIAM TIDO, MAS SUA MÃE PERCEBEU QUE ELE ESTAVA ESTRANHO. ESPEROU DURANTE TODO O DIA QUE AMANDA LHE TELEFONASSE EM VÃO.
MIKE PERCEBEU QUE O AMIGO TINHA PROBLEMAS, MAS GUSTAVO FOI SE DEITAR CEDO E NÃO QUIS CONVERSAR. ANTES DE ADORMECER TODA AQUELA CENA PASSOU PELA SUA MENTE COMO UM FILME DE TERROR E UMA FRASE SE DESTACOU COMO SE FOSSE UMA ESTACA FINCADA EM SEU CORAÇÃO ‘EU NÃO TENHO CULPA SE VOCÊ ESTAVA TÃO APAIXONADO POR MIM QUE ACEITOU TUDO ISTO.’ ESTE ERA O PONTO, ELE FIZERA TUDO POR AMOR E ELA AGORA ESTAVA JOGANDO NA SUA CARA, ELE ENTREGARA A ELA O SEU CORAÇAO DESDE O PRIMEIRO MINUTO QUE A VIU, E ELA ESTAVA PISANDO EM CIMA DELE.

UMA SEMANA DEPOIS, QUANDO ELA CRUZOU COM REBECA NO CORREDOR DO HOSPITAL A AMIGA QUIS SABER COMO ANDAVAM AS COISAS E FICOU PERPLEXA COM O RIDÍCULO DA SITUAÇÃO. AQUILO ERA LOUCURA ELES PRECISAVAM SE ENTENDER, ELES SE AMAVAM. ESTAVAM AGINDO COMO DUAS CRIANÇAS. AMANDA ESTAVA IRREDUTÍVEL E SE IRRITOU COM REBECA QUANDO ELA INSISTIU PARA QUE A AMIGA LIGASSE PARA OS PAIS DE GUSTAVO. NÃO! ELE É QUE DEVERIA LIGAR, AFINAL SABIA QUE ELA ESTAVA EM CASA, NA CASA DELES, ENQUANTO GUSTAVO NÃO SE DERA AO TRABALHO NEM MESMO DE AVISAR QUE HAVIA CHEGADO BEM. REBECA PERCEBEU QUE AMANDA ESTAVA FURIOSA, NÃO ADIANTAVA ARGUMENTAR NADA ENQUANTO A MAGOA ESTAVA CORROENDO-A, ERA MELHOR ESPERAR.
MIKE APERTOU GUSTAVO ATÉ QUE ELE LHE CONTASSE TODA A HISTÓRIA. OUVIU ATENTAMENTE, TENTOU DISPERSAR O RANCOR DA NARRATIVA E APRESENTAR UM RESUMO NEUTRO DA SITUAÇÃO AO AMIGO. ACHAVA QUE TUDO NÃO PASSAVA DE UM GRANDE MAL ENTENDIDO. LEMBRAVA-SE COMO GUSTAVO ESTAVA APAIXONADO, DE COMO SE REFERIA AQUELA MULHER NAS CARTAS E TELEFONEMAS. ESTAVA MAGOADO, FERIDO, MAS VISLUMBRAVA NO FUNDO DAQUELE OLHAR UMA PONTINHA DE MEDO. SABIA QUE SEU AMIGO ESTAVA SOFRENDO TAMBÉM COM O MEDO DE PERDÊ-LA.


***

Nenhum comentário: