domingo, 3 de abril de 2011

Caminhos Cruzados Cap 53

AQUELA SESSÃO SERIA HISTÓRICA, A “CENTRAL DE MÉDICOS” SERIA OFICIALMENTE REGISTRADA. AQUELE ERA O MARCO INICIAL, IRIAM CADASTRAR OS MÉDICOS QUE COMEÇARIAM A ATENDER NESTE NOVO REGIME. ERA A CARTADA DEFINITIA NA LUTA CONTRA OS SEGUROS SAÚDE, ELES ACREDITAVAM QUE SERIA O CHEQUE-MATE. AS PRINCIPAIS SOCIEDADES MÉDICAS JÁ HAVIA ADERIDO E AGORA ELE IRIAM OFICIALIZAR OS PROFISSIONAIS E APRESENTAR O ESTATUDO DA CENTRAL.
‘-CAROS COLEGAS, BOA NOITE. ESTAMOS AQUI REUNIDOS PARA ESCREVER UM CAPITULO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA MEDICINA. HOJE NASCE OFICIALMENTE A “CENTRAL DE MÉDICOS”, ESTA ENTIDADE TEM COMO OBJETIVO PERMITIR QUE NÓS PROFISSIONAIS MÉDICOS POSSAMOS EXERCER A NOSSA PROFISSÃO DE FORMA ÉTICA E DIGNA, E AOS PACIENTES TER LIVRE ACESSO AOS SEUS MÉDICOS SEM RESTRIÇÕES DE GRUPOS QUE NOS ÚLTIMOS ANOS VEM TRATANDO A MEDICINA COMO UM MERCADO.’
O DISCURSO FOI INTERROMPIDO POR APLAUSOS DE UMA PLATÉIA INFLAMADA. O PRESIDENTE CONTINUOU A APRESENTAR AS NORMAS DA CENTRAL, DIREITOS E DEVERES DOS MÉDICOS E USUÁRIOS. DISCUTIRAM E COLOCARAM EM VOTAÇÃO, QUESTÕES RELATIVAS A TABELA DE HONORÁRIOS, E FORMA DE REPASSE. E POR FIM FOI ELEITA A DIRETORIA PARA O PRIMEIRO BIENIO DA “CENTRAL DE MÉDICOS”.
‘-GOSTARIAMOS DE CONVIDAR A TODOS OS COLEGAS PREZENTES PARA O JANTAR DE CONFRATENIZAÇÃO QUE ACONTECERÁ NO SALÃO DE FESTAS DO CONSELHO.’
OS MÉDICOS SE DIRIGIRAM PARA O SALÃO SITUADO NO TERRAÇO E FORAM SE ACOMODANDO NAS MESAS DISPOSTAS EM TORNO DA PISTA DE DANÇA. O DJ ZEUS COMEÇOU A COMANDAR A NOITE E AS BEBIDAS COMÇARAM A CIRCULAR.
‘-PUXA, CONSEGUIMOS.’AMANDA ESTAVA EXULTANTE, ELA E REBECA ESTAVAM NA DIRETORIA DA CENTRAL.
‘-É, FOI UMA GRANDE VITÓRIA. MAS, AINDA VAMOS TER TRABALHO. NÃO SE ILUDA.’A PEDIATRA ESTAVA FELIZ, MAS PREOCUPADA.
‘-VOCÊ ACHA?’PERGUNTOU FELIPE
‘-EU TENHO CERTEZA, OS SEGUROS SAÚDE NÃO VÃO DESISTIR TÃO FÁCIL.’
‘-ACHO QUE O PASSO MAIS IMPORTANTE FOI DADO, AGORA SOMOS UMA REALIDADE.’JEAN ESTAVA EUFORICO COM TUDO AQUILO
‘-VOCÊ ESTÁ CERTO, MAS ACHO QUE A REBECA TEM RAZÃO. EI, FELIPE, VAMOS DANÇAR?’AMANDA CONVIDOU O OUTRO MÉDICO. DESDE QUE ELE PASSOU A INTEGRAR A EQUIPE DE TRANSPLANTES ELES HAVIAM ESTREITADO A AMIZADE.
‘-VAMOS NESSA.’
REBECA ACHOU BOM FICAR A SÓS COM JEAN, QUERIA CONVERSAR. HÁ ALGUMAS SEMANAS QUE ELES NÃO SE FALAVAM, E ELA ESTAVA CURIOSA PARA SABER COMO ANDAVA O TRATAMENTO. ELES PARECIAM BEM, ALÍAS PARECIAM BEM DEMAIS, E AQUILO A DEIXARA PREOCUPADA... A FORMA COMO ELES SE OLHAVAM, EXPRIMIA UMA CUMPLICIDADE SÓ OBSERVADA ENTRE AMANTES, MAS... SERÁ POSSÍVEL? NÃO ERA ARRISCADO?
‘-E COMO VÃO AS COISAS?’ELA PERGUNTOU
‘-BEM, MUITO BEM. O FELIPE ESTÁ ÓTIMO E TEM SUPORTADO O COQUETEL.’
‘-EU TENHO VISTO, ELE NÃO TEVE MAIS NECESSIDADE DE FALTAR E TEM TRABALHADO BASTANTE NA UNIDADE TRANSPLANTES...’
‘-EU TENHO FEITO PROGRESSOS INCRIVÉIS NO LABORATÓRIO, ACHO QUE VOU CONSEGUIR UMA NOVA TÉCNICA PARA AS ANASTOMOSES HEPATICAS.’
‘-PUXA, ISTO É FANTASTICO.’
JEAN PERCEBEU QUE A AMIGA ESTAVA DE RODEIO, QUERIA PERGUNTAR ALGUMA COISA, MAS ESTAVA RELUTANTE. O QUE ELA QUERIA SABER?
‘-QUALÉ REBECA, VAMOS DESEMBUCHE! O QUE É?’
‘-HUM! EU NÃO SEI, NÃO É DA MINHA CONTA...’
‘-DEIXE DE RODEIOS, PERGUNTE.’
‘-VOCÊ NÃO PRECISA RESPONDER SE NÃO QUISER, OK!’
‘-TUDO BEM, VAMOS.’
‘-VOCÊS... CONTINUAM... DORMINDO JUNTOS?’
‘-SIM.’
‘-JEAN, SERÁ QUE É SEGURO?’REBECA ESTAVA APREENSIVA
‘-A GIULIA NOS ORIENTOU, ESTAMOS FAZENDO A COISA CERTA. EU NÃO SOU LOUCO, REBECA.’
‘-EU SEI QUE NÃO MEU AMIGO, EU SÓ FIQUEI PREOCUPADA, É UMA SITUAÇÃO DELICADA.’
‘-DESCULPE, VOCÊ ESTÁ PREOCUPADA COMIGO E EU SENDO GROSSO.’
‘-TUDO BEM, EI VAMOS DANÇAR.’
ELES SE JUNTARAM A AMANDA E FELIPE NA PISTA DE DANÇA.

***

Nenhum comentário: