REBECA LIGOU ANTES DO ALMOÇO
‘-ESTEJA PRONTA E LINDA AS OITO, VAMOS PEGÁ-LA PARA JANTAR.’ERA UMA ORDEM NÃO UM CONVITE.
A AMIGA NÃO LHE DEIXOU ESCOLHA. QUERIA LEVA-LA PARA JANTAR, ACHAVA QUE AMANDA PRECISAVA SAIR UM POUCO. SERIAM AS ÚLTIMAS SAIDAS ANTES DO CASAMENTO, AGORA SÓ FALTAVA UM MÊS PARA ELA E ANDRÉ ESTAREM DIANTE DO ALTAR.
ELES IRIAM APRESENTA-LA A UM AMIGO DE ANDRÉ. ELA SABIA QUE ERA JOGO SUJO FAZER ISTO SEM AVISAR A AMIGA, MAS SABIA TAMBÉM QUE AMANDA NÃO ACEITARIA SE ENCONTRAR COM OUTRO HOMEM. REBECA NÃO TINHA DÚVIDAS DE QUE AQUILO PRECISAVA SER FEITO, ELA TINHA QUE SER COLOCADA A PROVA. SE ELA SE SENTISSE ATRAÍDA POR FREDERICO PODIA SER A CHAVE PARA ROMPER DEFINITIVAMENTE COM GUSTAVO, MAS SE ELA REALMENTE AINDA O AMAVA CONHECER OUTRO HOMEM SERIA A MEDIDA NECESSÁRIA PARA QUE ELA SE DECIDISSE A PROCURA-LO E RESOLVER DE UMA VEZ POR TODAS ESTA HISTÓRIA MALUCA.
QUANDO ELES CHEGARAM AO RESTAURANTE E REBECA FEZ AS APRESENTAÇÕES TODAS AS SUAS CERTEZAS SE CONFIRMARAM, AMANDA DIRIGIU-LHE UM OLHAR GÉLIDO E DURANTE ALGUM TEMPO A SITUAÇÃO FICOU TENSA ENTRE AS VELHAS AMIGAS. HÁ MEDIDA QUE A NOITE SE DESENROLOU, NO ENTANTO, ELAS RETOMARAM A ANTIGA CAMARADAGEM. AMANDA SABIA QUE A AMIGA LHE QUERIA BEM, E SABIA TAMBÉM QUE TERIA FEITO A MESMA COISA.
FREDERICO ERA UM HOMEM AMAVEL, NÃO ERA PARTICULARMENTE BONITO, MAS TINHA UM CERTO CHARME, ERA GENTIL E ESTAVA VISIVELMENTE IMPRESSIONADO COM A BELEZA DE AMANDA. ERA UM POUCO MAIS VELHO, TINHA QUARENTA E UM ANOS E COM CERTEZA SERIA UM MARIDO PERFEITO.
AMANDA ESTAVA SE DIVERTINDO. FORA BOM SAIR DE CASA, VER OUTRAS PESSOAS, CONVERSAR. ESTAVA ACHANDO INTERESSANTE SER CORTEJADA POR ELE, MAS TAMBÉM DIFERENTE. ERA TUDO TÃO DIFERENTE. ELA NÃO PODIA DEIXAR DE PENSAR EM GUSTAVO E DE FAZER COMPARAÇÕES.
QUANDO ELE A LEVOU EM CASA ELA NÃO TEVE QUALQUER INTENÇÃO DE CONVIDA-LO PARA SUBIR, SABIA QUE NÃO IRIA FAZE-LO. ELE ACEITOU SEM CONTESTAR E SE CONTENTOU COM UMA TROCA FORMAL DE BEIJO NO ROSTO.
AMANDA ESTAVA EXAUSTA, HAVIA BEBIDO UM POUQUINHO DEMIAS E DANÇADO BASTANTE. TIROU A ROUPA, TOMOU UMA CHUVEIRADA, CAIU NA CAMA E DORMIU. UM SONO PESADO E SEM SONHOS COMO HÁ MUITO TEMPO NÃO DORMIA.
O SOL ENTRANDO PELA PORTA ESCANCARADA DA VARANDA ACORDOU-A, ELA CONFERIU O RELÓGIO 9:00. ESTAVA TUDO MUITO CLARO. SEMPRE ESTIVERA, O TEMPO TODO ESTAVA ALI NA SUA FRENTE. ELA SEMPRE SOUBERA O QUE TINHA QUE FAZER, MAS RESISTIRA. DESDE O PRIMEIRO DIA ESTAVA CLARO, E ELA RESISTIRA, PORQUE? POR UMA RIDÍCULA INTRANSIGÊNCIA, UMA TEIMOSIA IDIOTA! MEDO! ELA TAMBÉM TINHA MEDO! MAS, MEDO DE QUE? DA FELICIDADE? POR QUE ELA SABIA QUE AQUILO ERA A SUA FELICIDADE! AGORA, ENQUANTO COLOCAVA ÁGUA NA CHALEIRA PARA PASSAR UM CAFÉ ELA SABIA EXATAMENTE O QUE TINHA QUE FAZER. PRECISAVA FALAR COM REBECA, QUERIA OUVIR A CONFIRMAÇÃO DA AMIGA.
‘-REB, OI.’
‘-OI, TUDO... AI! PARA!’ELA OUVIU O SOM DAS GARGALHADAS DE UM CASAL
‘-OH, DEUS! DESCULPE, EU ATRAPALHEI VOCÊS?’
‘-NÃO, NÓS JÁ TINHAMOS TERMINADO. PARA ANDRÉ!’
‘-EU NÃO TENHO CERTEZA SE ELE TERMINOU...’ AMANDA COMEÇOU A RIR
‘-TERMINOU SIM. VAI, VAI TOMAR BANHO. O QUE É AMIGA.’
‘-REB, PRECISO TE VER, PRECISO CONVERSAR...’ ELA TINHA URGÊNCIA NA VOZ
‘-TUDO BEM, VEM PRA CÁ. EU VOU FAZER UM CAFÉ E NÓS PODEMOS CONVERSAR.’
‘-VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE NÃO ESTOU ATRAPALHANDO?’
‘-TENHO. O ANDRÉ VAI FAZER FEIRA.’
‘-COMO É QUE É?’
‘-FEIRA, SABE? VERDURAS, FRUTAS. AH! QUAL O PROBLEMA? EU NÃO TENHO SACO E ELE ADORA. FÁCIL, TEREFA DELE.’
‘-NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, MAS É ENGRAÇADO. O GUSTAVO ODIARIA...’
QUANDO ELA INTERROMPEU A FRASE REBECA SOUBE QUAL ERA O MOTIVO DA CONVERSA. SUA ESTRATÉGIA HAVIA FUNCIONADO.
‘-VOCÊ JOGOU SUJO ONTEM.’
‘-EU SEI. MAS, NÃO TIVE ESCOLHA. SE EU DISSESSE QUE ELE ESTARIA LÁ VOCÊ NÃO ACEITARIA O CONVITE.’
‘-É VOCÊ ESTÁ CERTA, EU IRIA RECUSAR.’
‘-EU TE CONHEÇO MUITO BEM, E VOCÊ ESTAVA PRECISANDO DE UM CHOQUE...’
‘-FOI REALMENTE UM CHOQUE, E VALEU.’
‘-O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISTO?’
‘-VOU PRA LOS ANGELES DEPOIS DO SEU CASAMENTO.’
REBECA PERMANECEU CALADA, MANTEVE OS OLHOS FIXOS NOS DA AMIGA TRANSMITINDO-LHE CORAGEM PARA CONTINUAR SEU EXAME DE CONSCIENCIA. SABIA QUE ERA POR ISTO QUE ELA TINHA VINDO PROCURA-LA, PARA QUE ELA FOSSE SEU AUTEREGO.
‘-AH, REBECA, É TUDO TÃO HORRÍVEL E NOJENTO SEM ELE. EU NÃO SINTO GRAÇA EM NADA, TUDO PARECE MORTO, SEM VIDA. EU ESTOU MORRENDO DE SAUDADES.’
‘-E O FREDERICO? ELE É UM BOM PARTIDO.’REBECA ESTAVA PROVOCANDO, MAS FAZIA ISTO DE PROPÓSITO. A AMIGA PRECISAVA PENSAR EM TODA A SITUAÇÃO. EMBORA, ELA ESTIVESSE O TEMPO TODO TORCENDO PARA QUE AMANDA E GUSTAVO SE ENTENDENSSEM, O QUE ELA MAIS QUERIA ERA VER AMIGA FELIZ, E FREDERICO ERA REALMENTE UM BOM PARIDO E FICARA INTERESSADO NELA.
‘-ELE É UM AMOR, COM CERTEZA DARÁ UM MARIDO PERFEITO, MAS...’
‘-MAS...’
‘-É CERTINHO DEMAIS, PREVISÍVEL DEMAIS.’
‘-COMO ASSIM?’AGORA ELA ESTAVA CURIOSA
‘-ELE JAMAIS SERIA CAPAZ DE ACORDAR NO MEIO DA NOITE SÓ PRA FAZER AMOR, PORQUE ESTÁ COM TANTO DESEJO QUE NÃO PODE ESPERAR O DIA AMANHECER...’
‘-HUM...’
‘-NUNCA LIGARIA NO MEIO DO EXPEDIENTE, NO MEIO DA TARDE SÓ PRA DIZER QUE A NOITE FOI FABULOSA E QUE EU ESTAVA DELICIOSA. NUNCA SERIA CAPAZ DE ME MANDAR FLORES COM UM CARTÃOZINHO DIZENDO ‘OBRIGADO PELA NOITE MARAVILHOSA’ MESMO QUE TENHAMOS APENAS DORMIDO DE MÃOS DADAS.’
‘-HUM...’
‘-AH, REBECA, JAMAIS ME FARÁ SENTIR A MULHER MAIS DESEJADA DO MUNDO, E.... ELE NÃO SABE DANÇAR...’
‘-NÃO SABE DANÇAR? VOCÊ DANÇOU COM ELE A NOITE TODA?’
‘-FOI ISTO QUE ME FEZ TER CERTEZA DA DECISÃO. QUANDO ELE ME ABRAÇOU NO SALÃO EU NÃO SENTI NADA. FALTOU AQUELE ARREPIO QUE GUSTAVO ME PROVOCA. E AH! FALTOU AQUELA SINTONIA QUE SÓ TENHO COM GUSTAVO.’
‘-MAS ELE FICOU IMPRESSIONADO COM VOCÊ!’
‘-MAS NÃO ME OLHOU COMO O GUSTAVO. FALTA PAIXÃO A ELE, AQUELE FOGO NO OLHAR. QUANDO O GUSTAVO ME OLHOU NOS OLHOS A PRIMEIRA VEZ NÃO PRECISOU DIZER NADA, EU SABIA O QUANTO ELE ESTAVA ME DESEJANDO, SABIA QUE ERA VERDADE QUANDO ELE DIZIA QUE EU ERA A MULHER DA VIDA DELE. E... ELE NÃO ME DEU... ISTO.’
REBECA ADMIROU MAIS UMA VEZ O PEQUENO DIAMENTE EM FORMA DE CORAÇÃO PENDURADO NUMA FINA CORRENTE DE OURO. SABIA QUE GUSTAVO HAVIA LHE DADO AQUELE PRESENTE NA NOITE EM QUE ELES DORMIRAM JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ. ERA LINDO! E TINHA TANTO SIGNIFICADO, ELE HAVIA DITO QUE O SEU CORAÇÃO ERA DE AMANDA PARA SEMPRE.
ERA A ÚNICA JOIA QUE AMANDA NUNCA TIRAVA DO CORPO, E SÓ AGORA REBECA SE DERA CONTA QUE EM TODOS ESSES MESES ELA MANTIVERA O CORDÃO NO PESCOÇO. AQUILO ERA O ELO QUE A MANTINHA LIGADA A ELE, ENQUANTO O CORAÇÃO PERMANECIA ANINHADO ENTRE OS SEUS SEIOS AMANDA CONTINUAVA A PENSAR NELE, AS VEZES DE FORMA DISTORCIDA, AS VEZES COM DOR E AMARGURA PELO MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTAVAM VIVENDO, MAS ESTE GESTO ERA A PROVA CLARA DE QUE ELES IRIAM VOLTAR.
‘-ACHO QUE VOCÊ ESTÁ CERTA. MAS... E SE ELE NÃO QUIZER MAIS?’ ELA TINHA QUE FAZER A PERGUNTA. ERA A ÚNICA PESSOA QUE PODIA FAZER. TINHA CERTEZA QUE A AMIGA NÃO OUSARA SEQUER PENSAR, MAS ESPERAVA QUE ELA LHE PERGUNTASSE.
‘-EU VOU VOLTAR COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS, MAS AINDA ASSIM NÃO VOU DEIXAR DE TENTAR. É A MINHA FELICIDADE QUE ESTA EM JOGO, EU QUASE JOGUEI PELA JANELA E ACHO QUE AINDA DÁ PRA TENTAR RECUPERAR.’ ELA OLHOU PARA A AMIGA. ESTAVA ESPERANDO UM SINAL DE APOIO TINHA IDO LÁ PARA ISTO.
‘-EU TENHO CERTEZA QUE VOCÊ VAI RECUPERA-LA.’
***
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário